Governo recua e amplia para 60 dias prazo do auxílio-doença via Atestmed

Foto: Freepik

O governo federal voltou atrás e decidiu ampliar de 30 para 60 dias o prazo máximo para concessão do auxílio-doença por meio do Atestmed, sistema que permite a análise de documentos médicos sem a necessidade de perícia presencial. A mudança foi oficializada em decisão conjunta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério da Previdência Social.


A alteração representa um recuo em um dos pontos da Medida Provisória editada para compensar o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A proposta original previa reduzir o tempo máximo do benefício concedido sem perícia de 180 para apenas 30 dias, mas a medida enfrentou forte resistência de sindicatos, especialistas e segurados.



Com a nova decisão, quem solicita o auxílio por incapacidade temporária pelo Atestmed poderá receber o benefício por até 60 dias, com base apenas em atestados e exames enviados online, sem necessidade de passar pela perícia médica presencial ou virtual.


Por que o prazo mudou?

Segundo o governo, o corte drástico para 30 dias tinha como objetivo economizar recursos, já que o Atestmed é mais ágil, mas abre margem para fraudes se não houver controle rigoroso. No entanto, a pressão de entidades de trabalhadores e o risco de filas nas agências do INSS forçaram o recuo parcial.


Antes da MP, o Atestmed podia conceder o auxílio-doença por até 180 dias, renováveis. Agora, com o novo limite de 60 dias, segurados que precisarem de mais tempo afastados do trabalho terão que agendar perícia presencial ou por telemedicina para prorrogar o benefício.


Como funciona o Atestmed?

O Atestmed foi criado para agilizar a concessão do auxílio-doença, permitindo que o segurado envie atestados e exames diretamente pelo Meu INSS, sem enfrentar longas filas para perícia médica. A análise é feita por peritos do INSS de forma documental, o que, segundo o governo, ajudou a reduzir a fila de espera.


Com a mudança, o governo espera um equilíbrio entre agilidade e controle de fraudes, mas advogados previdenciários alertam para possíveis gargalos no agendamento de perícias para quem precisar estender o afastamento.

Por Eric Rodrigues 13 de agosto de 2025
O debate sobre a aposentadoria especial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) voltou a ganhar força no Congresso Nacional após audiência pública realizada no dia 8 de julho de 2025.
Por Eric Rodrigues 13 de agosto de 2025
Muita gente ainda acredita que existe uma lista definitiva de doenças que garantem automaticamente a aposentadoria por invalidez.
7 de agosto de 2025
Foi deflagrado na manhã de terça-feira (5), a Operação Apófis, que tem como alvo uma organização criminosa acusada de fraudar benefícios da Previdência Social em larga escala.
7 de agosto de 2025
A partir de 2 de março de 2026, todos os pedidos judiciais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinados a pessoas com deficiência deverão passar, obrigatoriamente, por uma avaliação biopsicossocial.
Por Eric Rodrigues 7 de agosto de 2025
A Polícia Federal deflagrou, na última semana, duas operações distintas no estado do Amazonas com o objetivo de combater fraudes no pagamento do auxílio-reclusão, um benefício concedido pelo INSS aos dependentes de segurados de baixa renda que foram presos.
Por Eric Rodrigues 30 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que vai mudar a forma como os brasileiros acessam benefícios como Bolsa Família, Farmácia Popular, aposentadorias e auxílios do INSS.
30 de julho de 2025
As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta semana, o reforço de 500 novos peritos médicos federais.
Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas diagnosticadas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.
23 de julho de 2025
Aposentar-se antes do tempo comum é um direito previsto em lei para trabalhadores expostos a riscos.
Por Eric Rodrigues 23 de julho de 2025
A possibilidade de antecipar a aposentadoria ainda gera dúvidas entre os profissionais da saúde, especialmente para quem trabalha fora do ambiente hospitalar.