Governo recua e amplia para 60 dias prazo do auxílio-doença via Atestmed

Foto: Freepik

O governo federal voltou atrás e decidiu ampliar de 30 para 60 dias o prazo máximo para concessão do auxílio-doença por meio do Atestmed, sistema que permite a análise de documentos médicos sem a necessidade de perícia presencial. A mudança foi oficializada em decisão conjunta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério da Previdência Social.


A alteração representa um recuo em um dos pontos da Medida Provisória editada para compensar o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A proposta original previa reduzir o tempo máximo do benefício concedido sem perícia de 180 para apenas 30 dias, mas a medida enfrentou forte resistência de sindicatos, especialistas e segurados.



Com a nova decisão, quem solicita o auxílio por incapacidade temporária pelo Atestmed poderá receber o benefício por até 60 dias, com base apenas em atestados e exames enviados online, sem necessidade de passar pela perícia médica presencial ou virtual.


Por que o prazo mudou?

Segundo o governo, o corte drástico para 30 dias tinha como objetivo economizar recursos, já que o Atestmed é mais ágil, mas abre margem para fraudes se não houver controle rigoroso. No entanto, a pressão de entidades de trabalhadores e o risco de filas nas agências do INSS forçaram o recuo parcial.


Antes da MP, o Atestmed podia conceder o auxílio-doença por até 180 dias, renováveis. Agora, com o novo limite de 60 dias, segurados que precisarem de mais tempo afastados do trabalho terão que agendar perícia presencial ou por telemedicina para prorrogar o benefício.


Como funciona o Atestmed?

O Atestmed foi criado para agilizar a concessão do auxílio-doença, permitindo que o segurado envie atestados e exames diretamente pelo Meu INSS, sem enfrentar longas filas para perícia médica. A análise é feita por peritos do INSS de forma documental, o que, segundo o governo, ajudou a reduzir a fila de espera.


Com a mudança, o governo espera um equilíbrio entre agilidade e controle de fraudes, mas advogados previdenciários alertam para possíveis gargalos no agendamento de perícias para quem precisar estender o afastamento.

25 de junho de 2026
Um trabalhador conseguiu na Justiça o direito de voltar ao emprego depois de ser demitido por um motivo considerado discriminatório: ele já era aposentado ou estava perto de se aposentar.
25 de junho de 2026
A Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou entendimento sobre uma questão que afeta diretamente dependentes que buscam a concessão da pensão por morte após o falecimento de um segurado do INSS.
25 de junho de 2026
A Turma Nacional de Uniformização (TNU) decidiu, nesta quarta-feira, 24, que o diagnóstico de autismo, sozinho, ou uma perícia exclusivamente médica, não dispensa a avaliação biopsicossocial nos pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
18 de junho de 2026
A expectativa de receber valores de um processo judicial costuma gerar ansiedade em muitas pessoas, especialmente quando se trata de precatórios.
18 de junho de 2026
Para muitos segurados, pedir um benefício ao INSS já é um momento de insegurança.
18 de junho de 2026
O momento do parto deveria ser marcado por cuidado, acolhimento e respeito às escolhas da gestante, especialmente quando há um plano previamente desejado para o nascimento do bebê.
Criança em ambiente familiar acolhedor representando proteção social pelo INSS
8 de junho de 2026
INSS define regras da pensão especial para filhos e dependentes menores de vítimas de feminicídio. Entenda os requisitos.
Aposentado recebe ajuda permanente em casa para atividades básicas do dia a dia
8 de junho de 2026
Veja quando o aposentado por incapacidade permanente pode pedir acréscimo de 25% por depender de ajuda diária.
STF derruba idade mínima da aposentadoria especial por insalubridade
3 de junho de 2026
Entenda a decisão do STF sobre idade mínima na aposentadoria especial por insalubridade e o que ainda precisa ser comprovado.
Adriane Bramante explica prova de vida INSS
28 de maio de 2026
INSS começou a enviar mensagens sobre prova de vida. Dra. Adriane Bramante alerta aposentados e pensionistas sobre cuidados, golpes e canais oficiais.