INSS recebe reforço de 500 novos peritos médicos em 235 municípios do país

As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta semana, o reforço de 500 novos peritos médicos federais. A nomeação dos profissionais aprovados em concurso público foi publicada na última quarta-feira (30) no Diário Oficial da União, marcando a primeira convocação após 15 anos sem novos certames para a carreira.


De acordo com o Ministério da Previdência Social, os novos peritos atuarão em 235 municípios, com foco especial nas regiões Norte e Nordeste, onde se concentram as maiores filas de espera por perícia médica. Do total, 88 peritos atuarão na Região Norte e 268 no Nordeste.


Com a chegada dos profissionais, a capacidade de atendimento deve ter um aumento expressivo nas regiões de maior demanda: 46,56% no Norte, 36,31% no Nordeste e 28% no Centro-Oeste. Já nas regiões Sudeste e Sul, que já possuem maior número de peritos em atividade, os reforços representarão acréscimos de 5,2% e 2,7%, respectivamente.


O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou que a distribuição foi pensada para priorizar localidades com maior carência no atendimento. “Os novos peritos irão atuar onde a espera é maior. Esse reforço vai fazer diferença real para o cidadão que aguarda por atendimento”, afirmou.


A previsão é que os primeiros 250 nomeados tomem posse ainda em agosto. O concurso foi realizado pelo Cebraspe em 16 de fevereiro de 2025 e teve quase 14 mil inscritos.


A medida tem como principal objetivo acelerar os atendimentos e reduzir o tempo de espera para concessão de benefícios que dependem de perícia médica, como auxílio por incapacidade temporária e aposentadoria por invalidez.

Por Eric Rodrigues 30 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que vai mudar a forma como os brasileiros acessam benefícios como Bolsa Família, Farmácia Popular, aposentadorias e auxílios do INSS.
Por Eric Rodrigues 25 de julho de 2025
A partir de janeiro de 2026, pessoas diagnosticadas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas oficialmente como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil.
23 de julho de 2025
Aposentar-se antes do tempo comum é um direito previsto em lei para trabalhadores expostos a riscos.
Por Eric Rodrigues 23 de julho de 2025
A possibilidade de antecipar a aposentadoria ainda gera dúvidas entre os profissionais da saúde, especialmente para quem trabalha fora do ambiente hospitalar.
Por Eric Rodrigues 23 de julho de 2025
Começa nesta quinta-feira, 24 de julho, o pagamento dos primeiros ressarcimentos aos aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios.
Por Eric Rodrigues 17 de julho de 2025
Um motorista de aplicativo diagnosticado com epilepsia de difícil controle conquistou na Justiça o direito à aposentadoria por invalidez, além de um adicional de 25% no benefício por precisar de cuidados permanentes no dia a dia. A decisão foi proferida pelo Juizado Especial Federal da 3ª Região.
Por Eric Rodrigues 17 de julho de 2025
Mais de 339 mil aposentados e pensionistas do INSS já formalizaram a adesão ao acordo que permite recuperar valores descontados indevidamente de seus benefícios. O pagamento dos ressarcimentos começa no dia 24 de julho, com expectativa de até 100 mil depósitos diários.
Por Eric Rodrigues 11 de julho de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas regras que mudam algumas normas antigas sobre aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição. Essas mudanças já estão valendo desde o dia 10 de julho de 2025.
Por Eric Rodrigues 11 de julho de 2025
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 3.010/2019, que reconhece pessoas com fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, síndrome complexa de dor regional e outras doenças relacionadas como pessoas com deficiência.
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
O vício em jogos de aposta, conhecido como ludopatia, já começa a trazer consequências graves para a saúde mental dos brasileiros, e para o sistema previdenciário. Em apenas dois anos, o número de auxílios por incapacidade temporária concedidos pelo INSS a trabalhadores diagnosticados com o transtorno saltou mais de 2.