Justiça garante aposentadoria por invalidez para motorista de app com epilepsia grave

Um motorista de aplicativo diagnosticado com epilepsia de difícil controle conquistou na Justiça o direito à aposentadoria por invalidez, além de um adicional de 25% no benefício por precisar de cuidados permanentes no dia a dia. A decisão foi proferida pelo Juizado Especial Federal da 3ª Região.


O trabalhador relatou que começou a atuar como motorista de aplicativo em 2022, mas sofreu dois acidentes de trânsito provocados por crises convulsivas enquanto dirigia. Ele precisou ser internado após os episódios.


Com isso, entrou na Justiça contra o INSS pedindo a concessão de um benefício por incapacidade, alegando que a doença impede a realização de qualquer atividade profissional.


Durante o processo, uma perícia médica judicial comprovou que o motorista tem epilepsia idiopática (sem causa definida), com início em setembro de 2022. O laudo concluiu que ele está total e permanentemente incapaz de trabalhar, mesmo fazendo uso contínuo de medicamentos.


Além disso, o perito apontou que ele ainda sofre convulsões frequentes e precisa de acompanhamento constante, pois existe alto risco de novos episódios, principalmente quando está sozinho. O juiz responsável pelo caso reconheceu que, mesmo a doença sendo anterior ao vínculo com o INSS, o agravamento do quadro ocorreu durante o período de cobertura previdenciária, o que garante o direito ao benefício.


Na sentença, ficou definido que o INSS deverá:

  • Conceder a aposentadoria por invalidez;
  • Acrescentar o adicional de 25% previsto por lei, por conta da necessidade de assistência de terceiros;
  • Efetuar o pagamento com valores retroativos e correção monetária;
  • Implantar o benefício em até 45 dias.


A decisão reforça um ponto importante: não é a existência da doença que gera o benefício, e sim a incapacidade prática para o trabalho. Como o motorista não tem mais condições de atuar em segurança, nem para si, nem para os outros, a Justiça entendeu que o afastamento definitivo era necessário.

Com isso, ele terá segurança financeira e suporte para sua rotina, já que precisa de ajuda constante para atividades básicas.


Fonte: Migalhas

Por Eric Rodrigues 17 de julho de 2025
Mais de 339 mil aposentados e pensionistas do INSS já formalizaram a adesão ao acordo que permite recuperar valores descontados indevidamente de seus benefícios. O pagamento dos ressarcimentos começa no dia 24 de julho, com expectativa de até 100 mil depósitos diários.
Por Eric Rodrigues 11 de julho de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou novas regras que mudam algumas normas antigas sobre aposentadoria, benefícios e tempo de contribuição. Essas mudanças já estão valendo desde o dia 10 de julho de 2025.
Por Eric Rodrigues 11 de julho de 2025
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 3.010/2019, que reconhece pessoas com fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, síndrome complexa de dor regional e outras doenças relacionadas como pessoas com deficiência.
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
O vício em jogos de aposta, conhecido como ludopatia, já começa a trazer consequências graves para a saúde mental dos brasileiros, e para o sistema previdenciário. Em apenas dois anos, o número de auxílios por incapacidade temporária concedidos pelo INSS a trabalhadores diagnosticados com o transtorno saltou mais de 2.
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
A Turma Nacional de Uniformização (TNU) dos Juizados Especiais Federais decidiu que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com cegueira monocular só poderá ser concedido após uma perícia biopsicossocial.
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
O Governo Federal publicou um novo decreto que pode dificultar o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.
Por Eric Rodrigues 4 de julho de 2025
O governo federal voltou atrás e decidiu ampliar de 30 para 60 dias o prazo máximo para concessão do auxílio-doença por meio do Atestmed, sistema que permite a análise de documentos médicos sem a necessidade de perícia presencial. A mudança foi oficializada em decisão conjunta do Instituto Nacional do Seguro Social (IN
19 de maio de 2025
Aos trabalhadores, que desenvolvem suas atividades com exposição à condições que colocam em risco sua saúde ou sua integridade física, têm direito a um tipo diferenciado de aposentadoria no âmbito do INSS, qual seja: a Aposentadoria Especial. Essa modalidade de aposentadoria foi criada para compensar os riscos enfrentados diariamente em ambientes insalubres ou perigosos. Como vantagem adicional, ela permite que os trabalhadores se aposentem mais cedo e com condições diferenciadas.
15 de maio de 2025
Pouca gente sabe, mas a morte de um segurado do INSS não encerra automaticamente todos os vínculos com o sistema previdenciário. Existe um direito ainda pouco divulgado, mas que pode representar um alívio financeiro importante para famílias que perderam seu provedor: o chamado resíduo previdenciário.
15 de maio de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou, em decisão unânime, um importante entendimento sobre a previdência de servidoras da segurança pública: as policiais civis e federais do sexo feminino continuarão tendo direito a critérios diferenciados de aposentadoria.
Mais Posts