Mais de 339 mil aposentados já aderiram ao acordo do INSS para reaver descontos indevidos

Mais de 339 mil aposentados e pensionistas do INSS já formalizaram a adesão ao acordo que permite recuperar valores descontados indevidamente de seus benefícios. O pagamento dos ressarcimentos começa no dia 24 de julho, com expectativa de até 100 mil depósitos diários. O governo federal confirmou que os valores serão pagos integralmente e corrigidos pelo IPCA, índice oficial da inflação. A fila seguirá a ordem de adesão: quem assinou o termo primeiro, recebe primeiro. Segundo o INSS, os primeiros pagamentos ocorrerão nos dias 24, 25 e 28 de julho.


O acordo está disponível para cerca de 2,5 milhões de beneficiários que já contestaram cobranças não autorizadas, como empréstimos, mensalidades ou seguros, e não tiveram resposta das empresas envolvidas no prazo de 15 dias úteis. Para receber, é necessário assinar um termo de adesão, o que implica abrir mão de processar o INSS por danos morais ou devolução em dobro. No entanto, ainda é possível mover ações contra as entidades que aplicaram os descontos indevidamente. O valor será depositado diretamente na mesma conta onde o beneficiário já recebe a aposentadoria ou pensão.


Os beneficiários podem verificar se têm direito ao ressarcimento pelos seguintes canais: site ou aplicativo Meu INSS ou Agências dos Correios. O processo é gratuito, não exige envio de documentos e não pode ser feito por telefone. A Central 135 está disponível apenas para tirar dúvidas ou registrar novas contestações.


Segundo o INSS, mais de 4 milhões de pessoas afirmam não ter autorizado os descontos, enquanto apenas 105 mil confirmaram a autorização. O acordo é uma tentativa de agilizar os reembolsos e evitar longas disputas judiciais.


Fonte: INSS

16 de outubro de 2025
A verificação será feita por meio do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento do cadastro e no primeiro login diário do usuário
16 de outubro de 2025
Segundo os pesquisadores, em dois terços dos pacientes com 65 anos ou mais há algum grau de comprometimento cognitivo
16 de outubro de 2025
O ministério reforça que o BPC não é aposentadoria. Não é preciso ter contribuído para o INSS para recebê-lo,
25 de setembro de 2025
Se você ou um familiar enfrenta esse desafio, não hesite em buscar orientação especializada.
25 de setembro de 2025
O processo envolve uma análise minuciosa de toda a vida contributiva do segurado
18 de setembro de 2025
Tecnologia amplia acesso à advocacia: conheça as vantagens do atendimento jurídico online para clientes de todo o país.
18 de setembro de 2025
Confira neste artigo dicas práticas de como proceder para acessar o direito
12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.