Mais de 339 mil aposentados já aderiram ao acordo do INSS para reaver descontos indevidos

Mais de 339 mil aposentados e pensionistas do INSS já formalizaram a adesão ao acordo que permite recuperar valores descontados indevidamente de seus benefícios. O pagamento dos ressarcimentos começa no dia 24 de julho, com expectativa de até 100 mil depósitos diários. O governo federal confirmou que os valores serão pagos integralmente e corrigidos pelo IPCA, índice oficial da inflação. A fila seguirá a ordem de adesão: quem assinou o termo primeiro, recebe primeiro. Segundo o INSS, os primeiros pagamentos ocorrerão nos dias 24, 25 e 28 de julho.


O acordo está disponível para cerca de 2,5 milhões de beneficiários que já contestaram cobranças não autorizadas, como empréstimos, mensalidades ou seguros, e não tiveram resposta das empresas envolvidas no prazo de 15 dias úteis. Para receber, é necessário assinar um termo de adesão, o que implica abrir mão de processar o INSS por danos morais ou devolução em dobro. No entanto, ainda é possível mover ações contra as entidades que aplicaram os descontos indevidamente. O valor será depositado diretamente na mesma conta onde o beneficiário já recebe a aposentadoria ou pensão.


Os beneficiários podem verificar se têm direito ao ressarcimento pelos seguintes canais: site ou aplicativo Meu INSS ou Agências dos Correios. O processo é gratuito, não exige envio de documentos e não pode ser feito por telefone. A Central 135 está disponível apenas para tirar dúvidas ou registrar novas contestações.


Segundo o INSS, mais de 4 milhões de pessoas afirmam não ter autorizado os descontos, enquanto apenas 105 mil confirmaram a autorização. O acordo é uma tentativa de agilizar os reembolsos e evitar longas disputas judiciais.


Fonte: INSS

22 de maio de 2026
Mais de 8,7 milhões de contribuintes serão contemplados; pagamento será feito no dia 29 de maio
22 de maio de 2026
A partir desta terça-feira, 19 de maio, aposentados e pensionistas do INSS que solicitarem empréstimos consignados precisarão confirmar a operação por biometria facial no aplicativo ou site Meu INSS.
22 de maio de 2026
Atenção, aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS: o Governo Federal começou a avisar cidadãos que precisam regularizar a Prova de Vida. A mensagem pode chegar pelo WhatsApp oficial do Governo do Brasil, mas é preciso cuidado para não cair em golpes.
14 de maio de 2026
A senha do Gov.br virou uma das informações mais sensíveis da vida digital dos brasileiros.
14 de maio de 2026
Agora, o CadÚnico tem um peso maior na análise do benefício.
14 de maio de 2026
O Brasil está vivendo uma mudança profunda na forma como as pessoas se relacionam com a família, a moradia e o envelhecimento.
14 de maio de 2026
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta semana o calendário oficial de pagamentos de maio de 2026, e a notícia não foi bem recebida por boa parte dos beneficiários.
7 de maio de 2026
Decisão do TRT-2 reforça que o adoecimento psíquico ligado ao trabalho pode gerar responsabilidade da empresa quando houver nexo causal, culpa patronal e prejuízo ao trabalhador
7 de maio de 2026
Entendimento reforça que benefícios fiscais, renúncias de receita e alterações em despesas obrigatórias precisam respeitar a responsabilidade fiscal e o equilíbrio das contas públicas
30 de abril de 2026
O INSS não pode exigir termo de curatela como condição para receber pedidos de benefícios feitos por pessoas com deficiência.