Mais de 339 mil aposentados já aderiram ao acordo do INSS para reaver descontos indevidos

Mais de 339 mil aposentados e pensionistas do INSS já formalizaram a adesão ao acordo que permite recuperar valores descontados indevidamente de seus benefícios. O pagamento dos ressarcimentos começa no dia 24 de julho, com expectativa de até 100 mil depósitos diários. O governo federal confirmou que os valores serão pagos integralmente e corrigidos pelo IPCA, índice oficial da inflação. A fila seguirá a ordem de adesão: quem assinou o termo primeiro, recebe primeiro. Segundo o INSS, os primeiros pagamentos ocorrerão nos dias 24, 25 e 28 de julho.


O acordo está disponível para cerca de 2,5 milhões de beneficiários que já contestaram cobranças não autorizadas, como empréstimos, mensalidades ou seguros, e não tiveram resposta das empresas envolvidas no prazo de 15 dias úteis. Para receber, é necessário assinar um termo de adesão, o que implica abrir mão de processar o INSS por danos morais ou devolução em dobro. No entanto, ainda é possível mover ações contra as entidades que aplicaram os descontos indevidamente. O valor será depositado diretamente na mesma conta onde o beneficiário já recebe a aposentadoria ou pensão.


Os beneficiários podem verificar se têm direito ao ressarcimento pelos seguintes canais: site ou aplicativo Meu INSS ou Agências dos Correios. O processo é gratuito, não exige envio de documentos e não pode ser feito por telefone. A Central 135 está disponível apenas para tirar dúvidas ou registrar novas contestações.


Segundo o INSS, mais de 4 milhões de pessoas afirmam não ter autorizado os descontos, enquanto apenas 105 mil confirmaram a autorização. O acordo é uma tentativa de agilizar os reembolsos e evitar longas disputas judiciais.


Fonte: INSS

25 de junho de 2026
Um trabalhador conseguiu na Justiça o direito de voltar ao emprego depois de ser demitido por um motivo considerado discriminatório: ele já era aposentado ou estava perto de se aposentar.
25 de junho de 2026
A Turma Nacional de Uniformização (TNU) firmou entendimento sobre uma questão que afeta diretamente dependentes que buscam a concessão da pensão por morte após o falecimento de um segurado do INSS.
25 de junho de 2026
A Turma Nacional de Uniformização (TNU) decidiu, nesta quarta-feira, 24, que o diagnóstico de autismo, sozinho, ou uma perícia exclusivamente médica, não dispensa a avaliação biopsicossocial nos pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
18 de junho de 2026
A expectativa de receber valores de um processo judicial costuma gerar ansiedade em muitas pessoas, especialmente quando se trata de precatórios.
18 de junho de 2026
Para muitos segurados, pedir um benefício ao INSS já é um momento de insegurança.
18 de junho de 2026
O momento do parto deveria ser marcado por cuidado, acolhimento e respeito às escolhas da gestante, especialmente quando há um plano previamente desejado para o nascimento do bebê.
Criança em ambiente familiar acolhedor representando proteção social pelo INSS
8 de junho de 2026
INSS define regras da pensão especial para filhos e dependentes menores de vítimas de feminicídio. Entenda os requisitos.
Aposentado recebe ajuda permanente em casa para atividades básicas do dia a dia
8 de junho de 2026
Veja quando o aposentado por incapacidade permanente pode pedir acréscimo de 25% por depender de ajuda diária.
STF derruba idade mínima da aposentadoria especial por insalubridade
3 de junho de 2026
Entenda a decisão do STF sobre idade mínima na aposentadoria especial por insalubridade e o que ainda precisa ser comprovado.
Adriane Bramante explica prova de vida INSS
28 de maio de 2026
INSS começou a enviar mensagens sobre prova de vida. Dra. Adriane Bramante alerta aposentados e pensionistas sobre cuidados, golpes e canais oficiais.