O que é qualidade do segurado?

Foto: Freepik

Qualidade de segurado é o título dado àquele que se encontra “filiado” à Previdência Social, e, dentro deste período de “filiação”, está sob a proteção do INSS, lhe sendo garantidos, caso os demais requisitos sejam cumpridos, benefícios previdenciários como auxílios por incapacidade e pensão por morte.


Importante destacarmos que o INSS possui, em suma, dois tipos de segurado: o segurado obrigatório e o segurado facultativo.

O segurado obrigatório é aquele que exerce algum tipo de atividade remunerada e, portanto, deve necessariamente contribuir ao INSS. Exemplo: Trabalhadores sob o regime CLT, empresários e profissionais autônomos.


Já o segurado facultativo, por sua vez, é aquele que não exerce atividade remunerada, mas que quer contribuir ao INSS, seja para garantir sua aposentadoria, seja para garantir a sua qualidade de segurado. Ex: donas de casa, estudantes e presidiários. Em regra, a qualidade de segurado se mantém enquanto o segurado contribui ao INSS, com uma espécie de “acréscimo” na manutenção de tal qualidade mesmo após a cessação da contribuição.


Este período posterior à cessação da contribuição previdenciária chama-se “período de graça”.


OBS: Frise-se que a qualidade de segurado permanece durante o recebimento de benefícios por incapacidade, período no qual o segurado não precisa contribuir ao INSS justamente porque está em gozo de benefício previdenciário, com exceção do auxílio-maternidade.


Então, deixou de contribuir ao INSS, perde a qualidade de segurado imediatamente?


Não, em razão do período de graça!


Mas por quanto tempo dura o período de graça? Por até 12 meses, independente da quantidade de contribuições que já foram recolhidas pelo segurado. Ou seja: Se o segurado contribuiu 01 mês ou 10 anos, não importa, o período de graça de até 12 meses já está garantido.


O período de 12 meses pode ser prorrogado para até 24 meses caso o segurado já tenha pago mais de 120 contribuições mensais sem que tenha perdido a qualidade de segurado OU acrescido de até mais 12 meses caso esteja desempregado, desde que comprovada tal situação.


E como se comprova o desemprego? Através do recebimento de seguro-desemprego e/ou cadastro no SINE.


* O que é SINE? É o site de empregos do governo federal. Segue o link: https://www.sine.com.br/  Vejamos alguns exemplos na prática:


Exemplo 01: Enrico trabalhou por 15 anos ininterruptos sob o regime celetista (“famosa carteira assinada”) na empresa X, e foi dispensado.


Sua qualidade de segurado se mantém por quanto tempo após a demissão?


Por até 24 meses, porque possui mais de 120 contribuições previdenciárias sem que tenha perdido sua qualidade de segurado.

Exemplo 02: Maria, empresária, contribuiu ao INSS na modalidade de contribuinte individual por 01 mês e parou.


Por quanto tempo se mantém a qualidade de segurada após a cessação da contribuição?


Por até 12 meses, porque tal período lhe é garantido por lei, independente do número de contribuições já efetuadas ao INSS, bastando, no mínimo, uma, evidentemente.


Exemplo 03: Em seu primeiro emprego, Caio contribuiu ao INSS por 04 meses (sob o regime CLT), mas foi demitido. Desempregado, fez o cadastro no SINE em busca de um novo emprego e permaneceu sem sucesso nos 12 meses que sucederam a demissão.


Por quanto tempo se mantém a qualidade de segurado? Até 24 meses, porque apesar de não possuir mais de 120 contribuições mensais que não acarretem a perda da qualidade de segurado, comprovou seu desemprego através da demonstração de cadastro no SINE, tendo, portanto, direito ao acréscimo de mais 12 meses em seu período de graça.


Restou alguma dúvida? Consulte um advogado presidenciarista de sua confiança!


Créditos: G1

29 de abril de 2025
A perícia médica é uma etapa decisiva para quem solicita benefícios por incapacidade junto ao INSS, como o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para pessoas com deficiência.
Por Eric Rodrigues 29 de abril de 2025
O Escritório de Advocacia Adriane Bramante Advogados Associados, alerta seus clientes e toda a sociedade para a prática de golpes que vêm se intensificando nos últimos meses, utilizando indevidamente nomes de advogados para aplicar fraudes, especialmente em processos previdenciários.
Por Guilherme Life 29 de abril de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que irá devolver, na folha de pagamento de maio de 2025, os valores descontados indevidamente das aposentadorias no mês de abril.
Por Eric Rodrigues 22 de abril de 2025
Mais de 34 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários poderão contar com a antecipação do pagamento do 13º salário neste primeiro semestre.
Por Eric Rodrigues 22 de abril de 2025
O Governo Federal publicou, nesta segunda-feira (15), a Medida Provisória (MP) 1296/2025, que institui o Programa de Gerenciamento de Benefícios, com o objetivo de dar mais agilidade à análise e revisão de benefícios previdenciários e assistenciais concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pelo Departamento de Perícia Médica Federal.
Por Eric Rodrigues 22 de abril de 2025
Está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 128/2024, que propõe garantir acesso à Previdência Social para os catadores de materiais recicláveis.
Por Eric Rodrigues 15 de abril de 2025
Entre os dias 7 e 11 de abril, representantes dos governos do Brasil e de Portugal se reuniram em Brasília para mais uma edição da Comissão Mista de Previdência Social. O encontro teve como foco principal avaliar e aprimorar o acordo internacional de Previdência Social vigente entre os dois países, que assegura a proteção de direitos previdenciários de trabalhadores que atuaram nos dois territórios.
15 de abril de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão histórica na quinta-feira (10): aposentados e pensionistas do INSS que conquistaram o direito à revisão da vida toda na Justiça não precisarão devolver os valores recebidos.
Por Eric Rodrigues 11 de abril de 2025
Em uma recente decisão, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) abordou uma questão crucial sobre as aposentadorias especiais – aquelas concedidas aos trabalhadores expostos a condições prejudiciais à saúde, como ruídos elevados ou substâncias químicas.
Por Eric Rodrigues 15 de janeiro de 2025
A partir de janeiro de 2025, trabalhadores, microempreendedores e contribuintes individuais devem estar atentos aos novos valores de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mais Posts