Justiça garante pensão por morte a adolescente após reconhecer impacto da violência doméstica na vida profissional da mãe
Adriane Bramante explica prova de vida INSS

Patrícia Steffanello | Assessoria de Comunicação

Imagem: Pixabay

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul garantiu a um adolescente de 14 anos o direito de receber pensão por morte da mãe. A decisão considerou que ela deixou de trabalhar e de contribuir para o INSS porque era impedida pelo então companheiro, em um contexto de violência doméstica.


A mãe do adolescente faleceu em fevereiro de 2022, vítima de feminicídio. Sua última contribuição válida ao INSS havia sido realizada em agosto de 2020.


Normalmente, depois que uma pessoa deixa de contribuir, ela continua protegida pelo INSS durante determinado período. Esse prazo é chamado de “período de graça”. No caso analisado, o prazo comum de 12 meses teria terminado antes do falecimento.


Porém, as provas mostraram que a mulher não se afastou do trabalho por vontade própria. Ela era ameaçada, controlada e proibida pelo companheiro de trabalhar ou estudar.


Entre os documentos analisados estavam boletim de ocorrência, pedido de medida protetiva, formulário de avaliação de risco e condenações criminais do agressor. Testemunhas também confirmaram que a vítima teve sua rotina e sua vida profissional interrompidas pelas ameaças.


Diante disso, a Justiça entendeu que a situação poderia ser reconhecida como desemprego involuntário. Assim, o período em que ela continuava protegida pelo INSS foi prorrogado por mais 12 meses.


A decisão também aplicou o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero. Na prática, isso significa considerar como a violência, o controle e a desigualdade podem limitar as escolhas e a autonomia de uma mulher.


Com a prorrogação, a mãe ainda mantinha a qualidade de segurada do INSS na data do falecimento. Por isso, o adolescente passou a ter direito à pensão por morte.


O INSS também deverá pagar os valores atrasados desde outubro de 2025, quando o benefício foi solicitado administrativamente. A decisão ainda pode ser contestada por meio de recurso.


Fonte: IBDP

26 de agosto de 2026
Criminosos utilizam informações reais de processos e se passam por advogados para solicitar pagamentos.
26 de agosto de 2026
Aposentados e pensionistas do INSS que não possuem biometria facial cadastrada nas bases do governo já podem contratar empréstimos consignados.
20 de agosto de 2026
Um projeto apresentado na Câmara dos Deputados quer permitir que determinados segurados deixem de pagar a própria contribuição previdenciária sem perder o tempo necessário para acessar benefícios do INSS.
20 de agosto de 2026
Algumas ações de aposentadoria especial e de aposentadoria da pessoa com deficiência podem passar a ser julgadas nas Varas Federais comuns, em vez dos Juizados Especiais Federais, quando o processo exigir uma análise mais complexa.
20 de agosto de 2026
Uma decisão da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que o INSS refaça o cálculo de uma aposentadoria concedida depois da Reforma da Previdência.
13 de agosto de 2026
Uma trabalhadora que teve parte de sua capacidade para o trabalho reduzida após sofrer um acidente conseguiu na Justiça o direito ao auxílio-acidente do INSS.
13 de agosto de 2026
Uma mudança nas regras da Previdência Social ampliou para 18 o número de doenças e condições que podem permitir a concessão de benefícios por incapacidade sem o cumprimento da carência mínima de 12 contribuições ao INSS.
13 de agosto de 2026
Um segurado que teve o pedido de auxílio por incapacidade temporária negado pelo INSS sem passar por perícia médica terá uma nova oportunidade de ter seu caso analisado.
6 de agosto de 2026
A Justiça Federal do Rio Grande do Sul rejeitou o pedido de uma pensionista que pretendia anular nove contratos de empréstimo consignado vinculados ao seu benefício previdenciário.
6 de agosto de 2026
A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça deverá analisar, no dia 20 de agosto de 2026, o Tema Repetitivo 1.370, que discute a contagem do prazo para revisar benefícios previdenciários.