Aposentadoria especial e da pessoa com deficiência podem mudar de tribunal
Adriane Bramante explica prova de vida INSS

Patrícia Steffanello | Assessoria de Comunicação

Imagem: Pixabay

Algumas ações de aposentadoria especial e de aposentadoria da pessoa com deficiência podem passar a ser julgadas nas Varas Federais comuns, em vez dos Juizados Especiais Federais, quando o processo exigir uma análise mais complexa. 


A orientação está na Recomendação nº 4/2026 do Conselho da Justiça Federal (CJF). O documento permite que os Tribunais Regionais Federais criem critérios para identificar processos previdenciários que, pela complexidade das provas, não sejam adequados ao procedimento mais simplificado dos Juizados Especiais Federais. 


Entre os exemplos estão ações de aposentadoria especial em que seja necessário comprovar exposição a agentes insalubres, perigosos ou penosos. Também estão incluídos processos de aposentadoria da pessoa com deficiência que dependam de avaliações médicas, sociais ou outras provas mais detalhadas. 


Isso não significa que todas essas ações sairão automaticamente dos Juizados Especiais. A recomendação permite que cada Tribunal Regional Federal estabeleça regras para a sua região. Na prática, além do valor discutido no processo, a dificuldade para produzir as provas também poderá ter peso na definição de onde a ação será julgada. 

Quero ver se também tenho direito
23 de outubro de 2026
Quem passa boa parte da vida trabalhando em ambientes industriais pode estar exposto a ruídos intensos, fumos metálicos, solventes e outras substâncias prejudiciais à saúde.
23 de outubro de 2026
Pagamento será destinado aos beneficiários que começaram a receber aposentadorias, pensões e outros benefícios previdenciários a partir de maio de 2026 e ficaram de fora da antecipação do primeiro semestre.
23 de outubro de 2026
Uma proposta em tramitação na Câmara dos Deputados pode mudar significativamente o valor da aposentadoria por incapacidade permanente, benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destinado aos trabalhadores que não podem mais exercer suas atividades profissionais e não têm possibilidade de reabilitação para
16 de outubro de 2026
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou uma redução na fila de pedidos de benefícios previdenciários e assistenciais em setembro de 2026.
16 de outubro de 2026
Mulheres que precisam se afastar do trabalho em razão de violência doméstica já podem solicitar um benefício específico pelo Meu INSS.
16 de outubro de 2026
O outubro Rosa chama a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, mas também abre espaço para uma discussão importante: os direitos das mulheres que enfrentam a doença.
Por Eric Rodrigues • 1 de outubro de 2026
O Supremo Tribunal Federal decidiu que mães biológicas e mães adotivas devem ter direito ao mesmo período de licença-maternidade.
1 de outubro de 2026
Uma decisão da Justiça Federal declarou inválida uma regra do INSS que permitia que, nos primeiros meses após a concessão do benefício, apenas o banco responsável pelo pagamento pudesse oferecer empréstimo consignado ao aposentado ou pensionista.
1 de outubro de 2026
Quem solicita ou já recebe o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, precisa ficar atento a uma atualização importante nas regras utilizadas para avaliar a renda familiar.
Beneficiário consultando informações sobre atrasados do INSS e pagamento de RPV pela Justiça.
25 de setembro de 2026
Atrasados do INSS: Justiça libera R$ 2,68 bilhões e tribunais definem datas de saque