STF decide: aposentados não precisarão devolver valores da revisão da vida toda

Créditos: Rosinei Coutinho/STF 

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão histórica na quinta-feira (10): aposentados e pensionistas do INSS que conquistaram o direito à revisão da vida toda na Justiça não precisarão devolver os valores recebidos. A decisão foi unânime entre os ministros e representa um alívio para milhares de segurados que estavam inseguros quanto ao futuro de seus benefícios.


A medida também isenta aqueles que ainda têm ações em andamento de pagar honorários advocatícios e outras despesas processuais.


A chamada "revisão da vida toda" permite que o cálculo da aposentadoria leve em conta contribuições feitas antes de julho de 1994, período anterior à implementação do Plano Real. A regra beneficiou muitos segurados que haviam sido prejudicados por regras de transição da reforma da Previdência dos anos 1990.


Com a nova decisão, mais de 140 mil processos em andamento são impactados diretamente, consolidando o entendimento de que os valores pagos judicialmente aos segurados foram recebidos de boa-fé. Segundo o ministro Dias Toffoli, responsável pela proposta aprovada, a decisão protege aposentados de possíveis cobranças injustas e fortalece a segurança jurídica no país.


Além disso, o STF definiu recentemente uma nova regra única para o cálculo das aposentadorias:

  • Quem contribuía antes de 1999 segue sob uma regra de transição, considerando os 80% maiores salários desde julho de 1994.
  • Quem começou a contribuir após 1999 entra na regra do fator previdenciário, baseada na média de todos os salários de contribuição.

O julgamento, que começou de forma virtual, teve desfecho no plenário presencial após pedido de destaque de Toffoli. Todos os ministros votaram pela manutenção dos valores pagos aos beneficiários.


Texto: Patrícia Steffanello/Life Comunicação

Créditos: G1

12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Cristian Rohde 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
Por Cristian Rohde 29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade?
20 de agosto de 2025
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista e suspendeu o julgamento que discute a obrigatoriedade do INSS em pagar benefícios a mulheres vítimas de violência doméstica que, por força de medidas protetivas da Lei Maria da Penha, precisem se afastar do trabalho.
20 de agosto de 2025
No Brasil, onde a pluralidade religiosa é uma marca da identidade nacional, líderes e membros de ordens religiosas desempenham papéis fundamentais em comunidades de fé espalhadas por todo o território.
Por Eric Rodrigues 13 de agosto de 2025
O debate sobre a aposentadoria especial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) voltou a ganhar força no Congresso Nacional após audiência pública realizada no dia 8 de julho de 2025.
Por Eric Rodrigues 13 de agosto de 2025
Muita gente ainda acredita que existe uma lista definitiva de doenças que garantem automaticamente a aposentadoria por invalidez.