Brasil e Portugal concluem reunião para aprimorar acordo previdenciário entre os dois países

Créditos: Liliana Soares - ASCOM/MPS 

Entre os dias 7 e 11 de abril, representantes dos governos do Brasil e de Portugal se reuniram em Brasília para mais uma edição da Comissão Mista de Previdência Social. O encontro teve como foco principal avaliar e aprimorar o acordo internacional de Previdência Social vigente entre os dois países, que assegura a proteção de direitos previdenciários de trabalhadores que atuaram nos dois territórios.


Durante a reunião, foram abordadas questões como a atualização legislativa na área de seguridade social e saúde, a padronização dos formulários usados para solicitação de benefícios e o avanço na digitalização dos processos. Também foram discutidas soluções para a troca segura de informações eletrônicas entre os sistemas previdenciários de Brasil e Portugal.


Benefícios para milhares de cidadãos

O acordo entre os dois países beneficia diretamente mais de 360 mil brasileiros que vivem em Portugal e cerca de 170 mil portugueses residentes no Brasil. Ele permite que os trabalhadores somem os períodos de contribuição feitos em ambos os países para fins de concessão de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e outros benefícios.


Além disso, o tratado visa evitar a dupla tributação, impedindo que trabalhadores em deslocamento temporário tenham que contribuir simultaneamente para os dois sistemas.


O que são os Acordos Internacionais de Previdência Social?

Esses acordos são tratados bilaterais ou multilaterais firmados entre o Brasil e outros países com o objetivo de garantir proteção previdenciária a trabalhadores migrantes e suas famílias. Eles permitem a totalização dos períodos de contribuição realizados em diferentes países, assegurando acesso a benefícios mesmo quando o tempo mínimo não foi cumprido em apenas um sistema.


Também garantem que os benefícios concedidos possam ser pagos no exterior, protegendo o trabalhador em qualquer lugar onde esteja, e fortalecem a segurança jurídica e financeira de quem teve carreira internacional.


Expansão da rede de proteção

O Brasil mantém acordos semelhantes com diversos países, entre eles França, Japão, Estados Unidos, Canadá, Luxemburgo, Suíça, Índia e outros. Também participa de tratados multilaterais com o Mercosul e da Convenção Multilateral Ibero-Americana de Segurança Social, que abrange 22 países.


Com essas parcerias, a cobertura previdenciária brasileira no exterior alcançou 95% dos brasileiros que vivem fora do país, ampliando o acesso a direitos e promovendo mais segurança para quem trabalha além das fronteiras. 


Texto: Patrícia Steffanello / Life Comunicação 

Créditos: G1

19 de maio de 2025
Aos trabalhadores, que desenvolvem suas atividades com exposição à condições que colocam em risco sua saúde ou sua integridade física, têm direito a um tipo diferenciado de aposentadoria no âmbito do INSS, qual seja: a Aposentadoria Especial. Essa modalidade de aposentadoria foi criada para compensar os riscos enfrentados diariamente em ambientes insalubres ou perigosos. Como vantagem adicional, ela permite que os trabalhadores se aposentem mais cedo e com condições diferenciadas.
15 de maio de 2025
Pouca gente sabe, mas a morte de um segurado do INSS não encerra automaticamente todos os vínculos com o sistema previdenciário. Existe um direito ainda pouco divulgado, mas que pode representar um alívio financeiro importante para famílias que perderam seu provedor: o chamado resíduo previdenciário.
15 de maio de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou, em decisão unânime, um importante entendimento sobre a previdência de servidoras da segurança pública: as policiais civis e federais do sexo feminino continuarão tendo direito a critérios diferenciados de aposentadoria.
29 de abril de 2025
A perícia médica é uma etapa decisiva para quem solicita benefícios por incapacidade junto ao INSS, como o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para pessoas com deficiência.
Por Eric Rodrigues 29 de abril de 2025
O Escritório de Advocacia Adriane Bramante Advogados Associados, alerta seus clientes e toda a sociedade para a prática de golpes que vêm se intensificando nos últimos meses, utilizando indevidamente nomes de advogados para aplicar fraudes, especialmente em processos previdenciários.
Por Guilherme Life 29 de abril de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que irá devolver, na folha de pagamento de maio de 2025, os valores descontados indevidamente das aposentadorias no mês de abril.
Por Eric Rodrigues 22 de abril de 2025
Mais de 34 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários poderão contar com a antecipação do pagamento do 13º salário neste primeiro semestre.
Por Eric Rodrigues 22 de abril de 2025
O Governo Federal publicou, nesta segunda-feira (15), a Medida Provisória (MP) 1296/2025, que institui o Programa de Gerenciamento de Benefícios, com o objetivo de dar mais agilidade à análise e revisão de benefícios previdenciários e assistenciais concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pelo Departamento de Perícia Médica Federal.
Por Eric Rodrigues 22 de abril de 2025
Está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 128/2024, que propõe garantir acesso à Previdência Social para os catadores de materiais recicláveis.
15 de abril de 2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão histórica na quinta-feira (10): aposentados e pensionistas do INSS que conquistaram o direito à revisão da vida toda na Justiça não precisarão devolver os valores recebidos.
Mais Posts