Nova proposta quer garantir direitos previdenciários a catadores no Brasil

Foto: Freepik

Está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 128/2024, que propõe garantir acesso à Previdência Social para os catadores de materiais recicláveis. A ideia é reconhecer esses trabalhadores como segurados especiais, assim como já acontece com agricultores familiares, pescadores artesanais e seringueiros.


A proposta considera que muitos catadores trabalham por conta própria ou em conjunto com a família, utilizando essa atividade como principal fonte de renda. Com isso, o projeto quer assegurar direitos previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença, a essa categoria.


A deputada Flávia Morais (PDT-GO), autora do projeto, destaca a importância social e ambiental do trabalho dos catadores, que contribuem para a reciclagem e a preservação do meio ambiente.


Hoje, não existem regras claras sobre como deve ser feita a contribuição previdenciária dos catadores, o que dificulta o acesso a benefícios. O projeto busca preencher essa lacuna, criando uma forma legal de contribuição específica para eles.


Outros projetos com o mesmo objetivo já estão em análise na Câmara, e todos devem ser avaliados em conjunto. Agora, a proposta será analisada por três comissões da Câmara: Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 


Se for aprovado nas comissões e no Plenário da Câmara, o projeto ainda precisará passar pelo Senado antes de virar lei.


Texto: Patrícia Steffanello   Life Comunicação 

Com informações: Agência Câmara 

29 de outubro de 2025
Decisão reafirma que o contato habitual com agentes químicos como cimento e cal caracteriza atividade especial, podendo antecipar a aposentadoria
29 de outubro de 2025
Turma Nacional de Uniformização (TNU) reafirma que o formulário PPP, quando não contém a identificação do responsável técnico, é inválido como prova de atividade especial, mesmo para períodos de trabalho anteriores a 1997.
29 de outubro de 2025
TRF4 confirma direito de mulher com cegueira em um dos olhos à aposentadoria por idade da pessoa com deficiência. Decisão fortalece o reconhecimento legal da visão monocular como deficiência sensorial.
22 de outubro de 2025
Decisão foi proferida em setembro de 2025 e reforça o direito de motoristas de caminhão-tanque ao cômputo de tempo especial para fins previdenciários.
22 de outubro de 2025
O trabalhador se machucou jogando futebol em 2018 e, desde então, passou por três cirurgias no joelho direito.
22 de outubro de 2025
Neste artigo, esclarecemos as principais dúvidas sobre o tema e trazemos informações atualizadas sobre o que está realmente confirmado
16 de outubro de 2025
A verificação será feita por meio do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento do cadastro e no primeiro login diário do usuário
16 de outubro de 2025
Segundo os pesquisadores, em dois terços dos pacientes com 65 anos ou mais há algum grau de comprometimento cognitivo
16 de outubro de 2025
O ministério reforça que o BPC não é aposentadoria. Não é preciso ter contribuído para o INSS para recebê-lo,
25 de setembro de 2025
Se você ou um familiar enfrenta esse desafio, não hesite em buscar orientação especializada.