Receita Federal libera consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda da história

Patrícia Steffanello | Assessoria de Comunicação

Imagem: Gerada por IA (anexo)

A Receita Federal abre nesta sexta-feira, 22 de maio, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2026. Este será o maior lote já pago na história do órgão, somando R$ 16 bilhões em restituições. Ao todo, 8.749.992 contribuintes serão contemplados, incluindo declarações deste ano e restituições residuais de exercícios anteriores. 

Segundo a Receita, o volume recorde está relacionado à maior agilidade no processamento das declarações e ao uso de ferramentas de modernização e automação. O primeiro lote representa cerca de 40% de todas as restituições previstas para 2026, tanto em valor quanto em número de contribuintes. 


Do total de R$ 16 bilhões, R$ 8,64 bilhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal. Entre os contemplados estão idosos entre 60 e 79 anos, pessoas acima de 80 anos, contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave, além de pessoas cuja principal fonte de renda seja o magistério. 


Também estão incluídos quase 5 milhões de contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix, na chave CPF. Neste lote, não haverá pagamento para contribuintes sem prioridade. 

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”, clicando em “Consultar a Restituição”. O contribuinte também pode verificar as informações pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para celulares e tablets.


O pagamento será realizado no dia 29 de maio, mesma data final para entrega da declaração do Imposto de Renda 2026. O valor será depositado na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. 


Quem não estiver incluído neste lote deve acessar o e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, para verificar o extrato da declaração. Caso exista alguma pendência, será possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes. 


Se o pagamento não for realizado por problema na conta informada, como conta desativada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Depois desse prazo, o contribuinte deverá solicitar a restituição não resgatada pelo Portal e-CAC.

Por Eric Rodrigues • 1 de outubro de 2026
O Supremo Tribunal Federal decidiu que mães biológicas e mães adotivas devem ter direito ao mesmo período de licença-maternidade.
1 de outubro de 2026
Uma decisão da Justiça Federal declarou inválida uma regra do INSS que permitia que, nos primeiros meses após a concessão do benefício, apenas o banco responsável pelo pagamento pudesse oferecer empréstimo consignado ao aposentado ou pensionista.
1 de outubro de 2026
Quem solicita ou já recebe o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, precisa ficar atento a uma atualização importante nas regras utilizadas para avaliar a renda familiar.
Beneficiário consultando informações sobre atrasados do INSS e pagamento de RPV pela Justiça.
25 de setembro de 2026
Atrasados do INSS: Justiça libera R$ 2,68 bilhões e tribunais definem datas de saque
Profissional da saúde em ambiente hospitalar utilizando EPI durante atividade com exposição a agente
25 de setembro de 2026
TNU reconhece exceções para tempo especial na saúde mesmo com registro de EPI eficaz
Calendário de pagamentos do INSS de setembro de 2026 com datas conforme o final do benefício.
25 de setembro de 2026
Pagamentos de setembro do INSS já começaram; veja quando você recebe
16 de setembro de 2026
A aposentadoria compulsória não funciona da mesma forma para todos. Entenda as diferenças entre trabalhador privado, servidor e empregado público.
16 de setembro de 2026
Dona do lar que nunca contribuiu não recebe aposentadoria apenas pela idade, mas pode começar a pagar o INSS ou verificar o direito ao BPC.
16 de setembro de 2026
O INPC de agosto ficou negativo e será considerado em cálculos previdenciários. Entenda o impacto nos atrasados e nas aposentadorias do INSS.
10 de setembro de 2026
Quem tem um pedido parado no INSS por mais de 30 dias ganhou uma nova possibilidade de ter o processo incluído em um programa criado para acelerar a análise dos requerimentos.