Golpistas utilizam indevidamente nomes de advogados para enganar clientes previdenciários

Foto: Freepik

O Escritório de Advocacia Adriane Bramante Advogados Associados, alerta seus clientes e toda a sociedade para a prática de golpes que vêm se intensificando nos últimos meses, utilizando indevidamente nomes de advogados para aplicar fraudes, especialmente em processos previdenciários.


Criminosos, munidos de informações reais sobre processos judiciais, têm se passado por advogados ou representantes de escritórios, entrando em contato com clientes por telefone ou aplicativos de mensagens. Sob o pretexto de agilizar a liberação de valores, solicitam transferências via Pix ou depósito bancário, alegando a necessidade de pagamento de taxas ou custas processuais.


O método utilizado pelos golpistas é sofisticado e pode facilmente induzir vítimas ao erro, uma vez que fazem uso de dados verdadeiros, como número do processo, nomes das partes e informações específicas, conferindo aparência de legitimidade à abordagem e utilizando fotos reais de profissionais que atendem ou já atenderam no escritório. 


Reforçamos que não solicita depósitos ou pagamentos antecipados diretamente aos clientes por meio de mensagens de WhatsApp, ligações telefônicas ou qualquer outro meio informal. Toda e qualquer cobrança referente a honorários ou despesas processuais é previamente formalizada por escrito, conforme contrato e comunicações oficiais do escritório.


Caso receba qualquer contato suspeito solicitando valores, orientamos que entre imediatamente em contato pelos nossos canais oficiais de atendimento para validar a informação antes de tomar qualquer providência.


Como agir em caso de tentativa de golpe

Se você, cliente ou cidadão, receber alguma mensagem ou ligação suspeita, siga estas orientações:

  • Não realize pagamentos solicitados sem a devida verificação direta com o seu advogado ou escritório;
  • Registre um boletim de ocorrência imediatamente, anexando provas como prints de conversas, números de telefone, mensagens e quaisquer documentos enviados pelos golpistas;
  • Comunique o ocorrido ao escritório para que também possamos adotar as providências necessárias junto às autoridades competentes.


Além disso, informamos que estamos atentos a essas práticas criminosas e que casos relatados serão levados à Delegacia Especializada para apuração rigorosa dos fatos.


Reiteramos que a relação de confiança construída com nossos clientes é um dos pilares de nossa atuação e, por isso, tomamos todas as medidas possíveis para protegê-los. Atenção e prudência são fundamentais. Em caso de dúvidas, entre em contato imediatamente conosco pelos canais oficiais.



Fonte: Assessoria de Comunicação   Adriane Bramante Advogados 

Créditos: Patrícia Steffanello | Life Comunicação 

Imagem: Freepik 

12 de setembro de 2025
Decisão histórica beneficia contribuintes individuais que trabalham por conta própria e reforça proteção previdenciária para autônomos expostos a agentes nocivos
12 de setembro de 2025
Antes, o benefício do salário-maternidade já era garantido sem carência para algumas categorias.
29 de agosto de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a Instrução Normativa 190/2025, que altera as regras para contratação de empréstimos consignados.
Por Cristian Rohde 29 de agosto de 2025
A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 1546/2024, que pretende acabar com uma prática que tem prejudicado milhões de aposentados e pensionistas: os descontos automáticos em seus benefícios do INSS.
Por Cristian Rohde 29 de agosto de 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer alívio financeiro para milhões de brasileiros.
20 de agosto de 2025
Uma das dúvidas mais recorrentes entre futuras mães é: quem tem gêmeos recebe dois salários-maternidade?
20 de agosto de 2025
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista e suspendeu o julgamento que discute a obrigatoriedade do INSS em pagar benefícios a mulheres vítimas de violência doméstica que, por força de medidas protetivas da Lei Maria da Penha, precisem se afastar do trabalho.
20 de agosto de 2025
No Brasil, onde a pluralidade religiosa é uma marca da identidade nacional, líderes e membros de ordens religiosas desempenham papéis fundamentais em comunidades de fé espalhadas por todo o território.
Por Eric Rodrigues 13 de agosto de 2025
O debate sobre a aposentadoria especial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) voltou a ganhar força no Congresso Nacional após audiência pública realizada no dia 8 de julho de 2025.
Por Eric Rodrigues 13 de agosto de 2025
Muita gente ainda acredita que existe uma lista definitiva de doenças que garantem automaticamente a aposentadoria por invalidez.