Governo antecipa pagamento do 13º salário para aposentados e beneficiários do INSS

Foto: Freepik

Mais de 34 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários poderão contar com a antecipação do pagamento do 13º salário neste primeiro semestre. A medida foi oficializada por decreto presidencial e prevê a liberação dos valores em duas etapas.


A primeira parcela será paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda será depositada de 26 de maio a 6 de junho. O cronograma segue o número final do NIS (Número de Inscrição Social) e o valor do benefício. Quem recebe até um salário mínimo terá prioridade no calendário.


A expectativa do governo é que a medida injete cerca de R$ 73,3 bilhões na economia, movimentando diversos setores e promovendo o aquecimento do consumo em todo o país.


Esta é a sexta vez consecutiva que o pagamento do 13º é antecipado aos segurados do INSS. A prática teve início em 2020, durante a pandemia, e foi mantida nos anos seguintes.


A consulta ao valor e às datas do pagamento pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS (disponível para smartphones e tablets) ou pelo site gov.br/meuinss. Para quem não tem acesso à internet, o atendimento telefônico está disponível pelo número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.


O Ministério da Previdência Social informa que o pagamento proporcional do 13º será feito aos segurados que recebem o antigo auxílio-doença, conforme o tempo de duração do benefício. Já os beneficiários de programas assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV), não estão incluídos na antecipação, conforme determina a legislação vigente.


Texto: Patrícia Steffanello   Life Comunicação 

Com informações: Agência Brasil 

Criança em ambiente familiar acolhedor representando proteção social pelo INSS
8 de junho de 2026
INSS define regras da pensão especial para filhos e dependentes menores de vítimas de feminicídio. Entenda os requisitos.
Aposentado recebe ajuda permanente em casa para atividades básicas do dia a dia
8 de junho de 2026
Veja quando o aposentado por incapacidade permanente pode pedir acréscimo de 25% por depender de ajuda diária.
STF derruba idade mínima da aposentadoria especial por insalubridade
3 de junho de 2026
Entenda a decisão do STF sobre idade mínima na aposentadoria especial por insalubridade e o que ainda precisa ser comprovado.
Adriane Bramante explica prova de vida INSS
28 de maio de 2026
INSS começou a enviar mensagens sobre prova de vida. Dra. Adriane Bramante alerta aposentados e pensionistas sobre cuidados, golpes e canais oficiais.
INSS tem 30 dias para conceder salário-maternidade
28 de maio de 2026
Nova lei estabelece prazo de 30 dias para o INSS conceder salário-maternidade. Entenda quando o pagamento será automático e quem pode ser beneficiado.
Glaucoma segue sendo irreversível
28 de maio de 2026
Glaucoma continua sendo a principal causa de cegueira irreversível no Brasil. Entenda os riscos da doença e quais direitos previdenciários podem surgir.
Aposentadoria Compulsoria Bramante Advocacia
28 de maio de 2026
STF decide que aposentadoria compulsória não pode mais ser a punição máxima aplicada a juízes. Entenda o que muda após a decisão.
22 de maio de 2026
Mais de 8,7 milhões de contribuintes serão contemplados; pagamento será feito no dia 29 de maio
22 de maio de 2026
A partir desta terça-feira, 19 de maio, aposentados e pensionistas do INSS que solicitarem empréstimos consignados precisarão confirmar a operação por biometria facial no aplicativo ou site Meu INSS.
22 de maio de 2026
Atenção, aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS: o Governo Federal começou a avisar cidadãos que precisam regularizar a Prova de Vida. A mensagem pode chegar pelo WhatsApp oficial do Governo do Brasil, mas é preciso cuidado para não cair em golpes.