Governo antecipa pagamento do 13º salário para aposentados e beneficiários do INSS

Foto: Freepik

Mais de 34 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários poderão contar com a antecipação do pagamento do 13º salário neste primeiro semestre. A medida foi oficializada por decreto presidencial e prevê a liberação dos valores em duas etapas.


A primeira parcela será paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda será depositada de 26 de maio a 6 de junho. O cronograma segue o número final do NIS (Número de Inscrição Social) e o valor do benefício. Quem recebe até um salário mínimo terá prioridade no calendário.


A expectativa do governo é que a medida injete cerca de R$ 73,3 bilhões na economia, movimentando diversos setores e promovendo o aquecimento do consumo em todo o país.


Esta é a sexta vez consecutiva que o pagamento do 13º é antecipado aos segurados do INSS. A prática teve início em 2020, durante a pandemia, e foi mantida nos anos seguintes.


A consulta ao valor e às datas do pagamento pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS (disponível para smartphones e tablets) ou pelo site gov.br/meuinss. Para quem não tem acesso à internet, o atendimento telefônico está disponível pelo número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.


O Ministério da Previdência Social informa que o pagamento proporcional do 13º será feito aos segurados que recebem o antigo auxílio-doença, conforme o tempo de duração do benefício. Já os beneficiários de programas assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV), não estão incluídos na antecipação, conforme determina a legislação vigente.


Texto: Patrícia Steffanello   Life Comunicação 

Com informações: Agência Brasil 

30 de abril de 2026
O INSS não pode exigir termo de curatela como condição para receber pedidos de benefícios feitos por pessoas com deficiência.
30 de abril de 2026
Medida cria piso obrigatório de investimentos e pode transformar o acesso a benefícios como o BPC no Brasil
30 de abril de 2026
A aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias voltou ao centro do debate em Brasília.
22 de abril de 2026
O Ministério da Previdência Social oficializou a teleperícia como procedimento definitivo no INSS, marcando uma mudança significativa na forma como os benefícios por incapacidade serão analisados no país.
22 de abril de 2026
A Medida Provisória nº 1.323/2025 trouxe mudanças importantes nas regras do seguro-defeso, benefício pago a pescadores artesanais durante o período em que a pesca é proibida para preservação das espécies.
22 de abril de 2026
Um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional pode mudar a realidade de milhares de mulheres no Brasil.
16 de abril de 2026
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou uma nova fase com a posse de sua nova presidenta, Ana Cristina Viana Silveira.
16 de abril de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a ampliação da proteção social para profissionais que atuam por meio de aplicativos, como motoristas e entregadores.
16 de abril de 2026
Entraram em vigor nesta semana as novas regras para operações de crédito consignado destinadas a servidores públicos federais, aposentados e pensionistas.
10 de abril de 2026
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou uma nova fase na realização de perícias médicas com a regulamentação da chamada teleperícia, modalidade que permite a avaliação do segurado por videoconferência.